Vitamina para Criança

Vitamina para Criança

Uma preocupação comum entre as mamães é saber se seus filhotes estão ingerindo quantidades suficientes de vitaminas. E essa preocupação tem fundamento.

As vitaminas são componentes importantíssimos na dieta dos baixinhos. Entre outras funções, elas têm papel destacado na formação das células do sangue, hormônios, material genético e na química do sistema nervoso.

Além disso,  a Vitamina para Criança que ajudam o organismo a processar as proteínas, que são os “tijolinhos” responsáveis pela construção dos tecidos. Ou seja, não adianta uma alimentação rica em proteínas se as vitaminas não estiverem presentes junto, garantindo que as primeiras possam realizar sua importante função.

vitamina para criança

Há duas categorias de vitaminas

A primeira é aquela das vitaminas que são solúveis em água. Fazem parte dessa categoria as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Essas vitaminas precisam ser consumidas todos os dias já que o organismo não é muito eficiente em armazená-las. Veja abaixo as principais vitaminas desse grupo e suas fontes e funções:

Vitamina C: É encontrada em frutas cítricas e folhas verdes. É ótima na estimulação do sistema imunológico e auxilia na absorção do ferro e do cálcio.
Vitamina B1: É encontrada em cereais (principalmente em pães enriquecidos), ervilha, feijão e miúdos. Atua no equilíbrio dos sistemas nervoso e cardíaco e auxilia na utilização dos carboidratos pelo organismo.
Vitamina B2: É encontrada em cereais, verduras de folhas verde, ovos, leite e nozes. Atua na manutenção dos tecidos e pele.
Vitamina B6: É encontrada em grãos, gérmem de trigo, carne, fígado, batatas, feijão e banana. Auxilia no desenvolvimento de dentes e ossos e atua na formação das células vermelhas do sangue, além de ajudar o organismo na absorção das gorduras.
Vitamina B12: É encontrada principalmente no fígado, aves, leite e ovos. Auxilia no funcionamento do sistema nervoso e ajuda o organismo a produzir e manter as células vermelhas.

crianca e vitamina

A segunda categoria engloba aquelas vitaminas que são solúveis em gordura. Fazem parte desse grupo as vitaminas A, D, E e K. O organismo é capaz de armazenar essas vitaminas mas isso não quer dizer que elas não precisem fazer parte da dieta diariamente. Veja abaixo as principais vitaminas desse grupo e suas fontes e funções:

Vitamina A: É encontrada nos peixes, óleos vegetais, folhes verde-escuras, clara de ovos e vegetais de cor laranja. Mantém a pele e as mucosas saudáveis e atua na formação dos dentes.
Vitamina D: É encontrada no leite (em especial aqueles fortificados), na clara de ovo e em peixes como o atum. A exposição aos raios solares auxilia na fixação dessa vitamina. É importante na manutenção de dentes e ossos e ajuda na absorção de cálcio e fósforo pelo organismo.
Vitamina E: É encontrada em óleos vegetais, margarinas, amendoim, nozes e folhas verde. Ótima com antioxidante, essa vitamina ajuda na manutenção dos tecidos e na formação das células vermelhas do sangue.
Vitamina K – É produzida pelas bactérias que vivem em nossa flora intestinal através da decomposição dos alimentos que ingerimos. Atua na coagulação sanguínea e na formação óssea.

A maneira ideal de consumir a Vitamina para Criança continua sendo através dos alimentos frescos, de preferência crus. Mas toda mãe sabe o quão difícil pode ser fazer seu filhote comer aquele pratão de salada ou encarar aquelas tão odiadas ervilhas. Por isso, existem hoje no mercado alimentos enriquecidos e fortificados com vitaminas. Os mais comuns são os pães e o leite e seus derivados. Esses alimentos industrializados perdem dos frescos em relação a uma série de fatores (como, por exemplo, a quantidade de fibras alimentares), mas podem ser bons aliados dos pais na hora de garantir que seus pequenos estejam ingerindo quantidades adequadas de vitaminas.

Em todos os casos, é importante não deixar de oferecer verduras, legumes e frutas frescas às crianças sempre. Ainda que a princípio elas sejam rejeitadas, a criança não criará o hábito de comê-las se elas nunca aparecerem em seus pratos!

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