Tampão Mucoso

o que é tampão mucoso

Tampão Mucoso

Tampão de muco do colo do útero protege feto de bactérias

Nas gestantes, um tampão formado pelo muco presente no colo do útero funciona como uma barreira física entre o feto em desenvolvimento e os microrganismos que podem provocar parto prematuro ou outras complicações. Agora, pesquisadores informaram que esse tampão de muco também apresenta propriedades antimicrobianas que eliminam bactérias como o “Streptococcus” do grupo B e a “Escherichia coli”.

o que é tampão mucoso

Na realidade, os cientistas descobriram que as proteínas antimicrobianas do tampão de muco cervical são semelhantes às presentes na secreção nasal. Tanto o muco quanto a secreção produzida pelo nariz funcionam como barreiras entre ambientes estéreis – como os pulmões e a cavidade uterina – e o mundo exterior, que é rico em germes, observaram os pesquisadores.

As conclusões do trabalho sugerem que mulheres propensas a ter infecções uterinas e outras complicações podem apresentar deficiências na composição do tampão de muco cervical, concluíram os cientistas em artigo publicado na edição de julho do American Journal of Obstetrics and Gynecology.

O tampão de muco cervical não é apenas uma barreira física que impede a entrada de micróbios na cavidade uterina. Ele também contém substâncias que podem se difundir e que apresentam atividade antibacteriana“, informou a equipe de Tomas Ganz, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Tampão mucoso

Após a concepção, a viscosidade do muco normalmente presente no canal cervical aumenta para formar um tampão entre o útero e a vagina. Esse tampão permanece intacto durante a gestação para impedir a entrada de bactérias externas, que podem provocar infecção intra-uterina, aumentar o risco de parto prematuro, e de problemas neurológicos e de desenvolvimento no feto.

Para determinar se o poder de proteção do tampão mucoso era superior ao de uma simples barreira física, os pesquisadores analisaram o tampão de muco cervical de 60 gestantes saudáveis que completaram a gravidez – todas na faixa etária dos 28 aos 33,5 anos – e o muco produzido por mulheres que não estavam grávidas.

O estudo constatou tanto o tampão quanto o muco contêm proteínas do sistema imunológico capazes de combater infecções.

American Journal of Obstetrics and Gynecology 2002;187:137-144
Yahoo/Reuters, 31/07/02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *