Quarto Montessoriano

Quarto Montessoriano

Costumamos falar sobre como decorar quartos de crianças, seguindo design e da moda quando se trata de mobiliário. Mas há soluções de design fundamentais, organização do espaço, tornando a vida das crianças muito mais fácil e divertida, bem como criar um ambiente adequado para o desenvolvimento de seu caráter.

Quarto sem berço

Maria Montessori

Você pode ter ouvido, mesmo que fugazmente, Maria Montessori, educadora italiana e pedagoga viveu na virada 1900. Um de seus principais argumentos defendidos era precisamente a organização e design de ambientes para as crianças, tendo em primeiro lugar, como locais que também são personagens.

Primeiro Montessori acreditava que a casa não deve ser para crianças, mas das crianças, isso é, não organizada para sua chegada, mas estruturado a partir de sua criação como sua própria.
Temos que repensar o que é um Quarto Montessoriano adequado para as crianças, é necessário repensar tudo com uma perspectiva que vai além da aparência puramente decorativa ou design. Além de evitar, em primeiro lugar, que se machuca, a primeira prioridade é a liberdade que a criança deve ter. Ponto fundamental , no desenvolvimento da criatividade.

Mas a liberdade, quando se trata de mobiliário em que resultados?

Brinquedos metodo Montessori

Significa repensar móveis e objetos com base na possibilidade de exploração as crianças, isto é, em miniatura posicionada de acordo com a altura da criança, talvez reposicionável.
Mesas, cadeiras, poltronas pequenas, mas também prateleiras, brinquedos e recipientes devem ser de fácil acesso.
Na verdade, a liberdade também se reflete na capacidade de mudar de forma e aparência ao seu ambiente, com base nos jogos e as necessidades do momento, sem a obtenção de desconforto para as crianças e os pais. Apenas segui-los e encaminhá-los, ensiná-los a reorganizar, praticar, ser divertido para fazer todos os dias.

Quarto Montessoriano

Aos pouco como acontece com os exercícios de vida prática, como define o Montessori, cuidam de sua propriedade ou de pessoa, junto com a mãe e o pai.

Montessoriano- Método Montessori

Em termos práticos e de design o quarto das crianças devem ter cores suaves como pintura nas paredes, talvez com decorações temáticas, possivelmente removíveis úteis para mudar estes tempo sobre o meio ambiente.
Nem acessórios demais, mas um grande espaço para brincar e movimentar, com a mobília resistente e leve ao mesmo tempo, proporcionais à idade, habilidades físicas e necessidades de mobilidade da criança, cheio de cor, desde que re-criar um ambiente ergonômico e semelhante ao nosso.

Quarto montessori brinquedosUso fundamental é de um tapete, especialmente para as crianças, onde elas podem rolar e tentar exercícios de peso corporal e o uso de recipientes de armazenamento de brinquedos e equipamentos para o projeto.
Neste sentido, tudo pode ser útil, desde que estejam em miniatura. Placas, bandejas, pequenss toalhas, ferramentas de jardinagem, recipientes de plasticos e massas para jogar, folhas, lápis …
Tudo, em suma, que pode ser um estímulo para o crescimento.

“Temos de dar à criança um ambiente que ele pode utilizar por si mesmo: um lavatório próprio para sua idade, um departamento com gavetas que podem abrir, objetos de uso comum que ele pode operar, uma pequena cama em que ele pode dormir em segurança, sob um cobertor atraente que ele pode sair e se espalhar por si mesmo devemos dar-lhe um ambiente em que ele possa viver e jogar, então vamos vê-lo trabalhar o dia todo com as mãos. “

Quarto Montessoriano das crianças deve refletir claramente sua personalidade e interesses atuais. Mesmo que por conta própria pode parecer um caos, as crianças têm uma enorme necessidade e amor por um ambiente ordeiro. Tudo deve ter seu próprio lugar e do meio ambiente deve ser organizado para tornar mais fácil para a criança a manter uma atmosfera pura, bem organizada.

Idealmente, cama deve ser baixa, tornando mais fácil para crianças a entrar e sair por conta própria. Ao invés de um berço, Montessori pediu aos pais para modificar o Quarto Montessoriano para facilitar tanto a segurança da criança como a sua independência . Considere um futon japonês ou um colchão sem a estrutura da cama, como assim:

Quarto Montessori lindo Quarto montessori quarto sem berço

Até cinco anos de idade, você pode querer que seu filho a usar um saco de dormir em sua cama, em vez de lençóis e cobertores. Isto faz com que seja fácil para arrumar sua própria cama de manhã.
– Montar um belo cabideiro baixo em uma parede onde a criança pode alcançá-los facilmente.
– Decore as paredes com impressões de alta qualidade da arte de crianças ou animais pendurados ao nível da criança olho.
– Montar um relógio de parede a nível da criança. Selecione um com uma cara grande de fácil leitura.
– Modificar seus interruptores de luz com extensores para que o menino para transformar suas luzes e desligar de forma independente.
– Pendurar um quadro de avisos na parede ao nível do seu filho no que ele pode pendurar papéis de arte da escola de trabalho.

Quarto de bebê Montessori

Não use uma caixa de brinquedos. Imagine o caos em sua cozinha ou oficina, se você jogou as ferramentas e utensílios em conjunto em um baú. Em vez disso use prateleiras baixas para exibir livros e brinquedos, tente duplicar o olhar de sala de aula do seu filho.

Observe como evita a desordem. Coloque brinquedos com muitas peças em recipientes adequados, como tupperware, “caixas” com tampas, cesta, ou em um saco plástico resistente.
Use uma caixa de madeira resistente para segurar os blocos de construção do seu filho.
Blocos de Lego em um grande saco de lona, colorido e resistente com alças. Costurar em tiras de velcro para prender o saco fechado. No Quarto Montessoriano a bolsa servirá como um saco para conter seus legos. Quando você viaja, é muito fácil de pegar o saco até para ir junto.

Fornecer algum espaço nas prateleiras para um pequeno museu natural no quarto do seu filho. Aqui ele pode exibir rochas que ele encontra, sementes interessantes, e interessantes ‘bichos’.

A música deve ser uma parte importante da vida de cada criança. Definir um espaço reservado para um sistema de som simples e coleção de gravações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *