Período Fértil

Período Fértil

Para os casais que estão tentando engravidar é muito importante saber o período em que a mulher está mais fértil. Estima-se que o esperma pode fertilizar um óvulo durante 24 a 48 horas após a ejaculação e que o óvulo pode ser fertilizado durante as 12 a 24 horas após a ovulação. Por isso, saber quando o Período Fértil está para acontecer pode aumentar em muito suas chances de engravidar.

Período Fértil

Como saber o período fértil – Temperatura

Uma das maneiras de saber quando a ovulação ocorre é a observação da temperatura corporal. A maioria das mulheres têm uma pequena diminuição na temperatura logo antes da ovulação e logo depois sua temperatura aumenta, coincidindo com o momento da ovulação. Essa temperatura mais elevada pode voltar ao normal após alguns dias ou permanecer até o momento da menstruação.

Esse método requer bastante disciplina e cuidado nas medições e anotações da temperatura. Você precisará de um gráfico (que pode ser obtido através do seu médico ou serviço de saúde) e de um termômetro confiável. Mantenha o gráfico e o termômetro ao lado da cama e tire a temperatura todas as manhãs, antes de se levantar. Marque a temperatura no gráfico, marcando também os dias em que você estiver menstruada.

O dia em que sua temperatura começar a subir deve ser o dia em que você ovulou. Para otimizar as chances de gravidez é importante manter relações sexuais diárias nos três dias anteriores e dois dias posteriores ao dia da ovulação.

É importante lembrar que esse método não é totalmente preciso. Algumas delas não têm nenhum aumento de temperatura no momento da ovulação e apresentarão um gráfico uniforme durante todo o ciclo. Outras podem ter alterações tão discretas que passam desapercebidas. Há ainda outro fator a ser levado em conta que é o aumento de temperatura corporal devido a outros fatores, como gripes ou infecções.

Clique aqui e descubra algumas dicas sobre Cesariana. 

Mesmo aquelas mulheres com ciclos regulares e que apresentem um aumento de temperatura no momento da ovulação devem utilizar esse método como um auxílio e nunca deixar que ele se transforme na diretriz de suas vidas sexuais. Afinal, tirar a espontaneidade do ato sexual e transformá-lo num dever a ser cumprido não faz bem a ninguém.

Muco Cervical

Muco Cervical

Outra mudança que ocorre logo antes da ovulação é a modificação do muco cervical. O muco cervical normal é opaco, com consistência mais densa e aparece em pouca quantidade. Quando a ovulação está para ocorrer o muco se torna mais abundante, menos denso e mais transparente. Muitas mulheres descrevem o muco cervical que antecede a ovulação como uma “clara de ovo”.

Para conhecer as alterações no seu muco e assim saber identificar o momento provável da ovulação é importante que durante todo o seu ciclo você analise diariamente o muco cervical. Só assim você conhecerá o seu próprio organismo e poderá diferenciar o seu “muco normal” do seu “muco pré-ovulatório”.

Calcular período fértil

Veja aqui algumas dicas para saber como calcular seu período de maneira segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *