Gravidez de Gêmeos

gestação gemeos

Gravidez de Gêmeos

Se você está grávida de gêmeos, isso não significa que você terá maiores problemas que uma gravidez de um só bebê. O que precisará, é de um pouco mais de cuidado.

gestação gemeos

A gravidez de gêmeos precisa de um monitoramento durante toda a gravidez, assim como todas as outras gestações, mas o maior cuidado nesse monitoramento, será de que a mãe consiga levar a gravidez até o final ou o mais perto do final, já que mais que a metade de todos os gêmeos nascem antes de completar 37 semanas.

Suas consultas pré-natais serão mais freqüentes, geralmente à cada 2 ou 3 semanas no primeiro e segundo trimestres e à cada semana no terceiro trimestre. O médico fará o monitoramento da mãe, o e ficará de olhos no crescimento e desenvolvimento dos bebês. Esse monitoramento será para detectar se há falta de nutrientes e oxigênio, se os batimentos cardíacos estão em ordem etc.

gravidez de gêmeos

Detectando Gêmeos

Nem sempre estar com as medidas do corpo avançadas para o tempo de gestação, significa que se está grávida de gêmeos. Às vezes, você pode Ter feito o cálculo errado de sua gravidez.

O ideal é fazer um ultra-som para saber se a idade do feto está correta ou se você está mesmo carregando gêmeos em seu ventre.

Geralmente, a suspeita de gravidez de gêmeos vem logo no início da gestação, quando o próprio médico ouve mais de duas batidas de coração, nos primeiros exames.

Hoje em dia com o ultra-som fazendo parte do tratamento pré-natal, a mãe logo ficará sabendo se dará luz a gêmeos.
Uma grande probabilidade de Ter filhos gêmeos e até múltiplos, é a fertilização in vitro .

Tipos de Gêmeos

Gêmeos Idênticos ou univitelinos são crianças sempre do mesmo sexo, idênticas, estão na mesma placenta e vieram do mesmo óvulo e do mesmo espermatozóide. São gêmeos verdadeiros.

Gêmeos Fraternos ou bivitelinos podem ser do mesmo sexo ou não, não são idênticos, não estão na mesma placenta e vieram de óvulos e espermatozoides diferentes.

imagens barriga

Exames que devem ser realizados durante a gravidez

Os exames que devem ser realizados em uma gravidez de gêmeos, são os mesmos realizados em uma gravidez comum. Esses exames são imprescindíveis para uma boa gestação e para a saúde do bebê.

Hemograma

Análise e contagem das células que compõem o sangue para diagnóstico de anemia, que pode prejudicar o desenvolvimento do feto.

Tipagem sanguínea

Pesquisa do grupo sangüíneo da gestante para investigar se há risco de incompatibilidade entre seu Rh e o do bebê.

Sorologia para sífilis

Verifica se a mulher contraiu a bactéria Treponema pallidum, que pode causar malformações graves e morte do feto.

Sorologia para toxoplasmose

Permite o diagnóstico dessa doença, capaz de provocar mal formações

Sorologia para rubéola

Identifica a presença de anticorpos contra o vírus causador, para saber se a gestante já teve contato com ele. A rubéola pode acarretar, entre outros distúrbios, lesões cerebrais e cardíacas no embrião.

Sorologia para hepatite B

Mostra se a mulher contraiu o vírus causador da doença. Em caso afirmativo, há 90% de risco de transmissão para o feto durante o parto. Nesse caso, recomenda-se a cesariana, para evitar infecção. A criança ainda recebe, no dia do nascimento, uma vacina contendo um concentrado de anticorpos.

Teste de Aids

Permite localizar anticorpos contra o vírus HIV. Em caso positivo, o obstetra tomará medidas para evitar a contaminação do bebê, como administrar comprimidos de AZT na gravidez ou por via injetável no parto, fornecer ao bebê um xarope de AZT nas primeiras horas de vida, optar pela cesariana e suspender a amamentação.

Glicemia de jejum

Mede a taxa de açúcar no sangue para pesquisa de diabete. A doença pode fazer o bebê nascer com peso acima do normal e correr o risco de hipoglicemia – queda nas taxas de glicose. O controle dos índices de açúcar na gestação afasta o perigo.

Parasitológico de fezes

Estudo ao microscópio para identificar a presença de parasitas intestinais. Possibilita um check-up da saúde da mãe e a adoção de cuidados preventivos: os vermes roubam sangue e alimento da gestante, podendo levar à anemia.

Urina tipo I

Análise ao microscópio para verificar a possibilidade de infecção urinária, um quadro que nem sempre produz sintomas, mas pode ocasionar contrações uterinas e parto prematuro.

Ultra-sonografia

Para ver o feto e acompanhar seu desenvolvimento. A primeira, feita entre 7 e 12 semanas, avalia a implantação do embrião no útero e calcula o tempo de gestação.

Papanicolau

Coleta de células do colo do útero para análise ao microscópio. Sugere a presença de lesões pré cancerosas.

Alguns cuidados no dia a dia

Náuseas e vômitos

A náusea é comum durante os primeiros meses da gravidez de gêmeos. Entretanto, quando o início da gravidez se caracteriza por vômitos excessivos, pode resultar em deficiência protéica, calórica aguda e perda importante de vitaminas, minerais e água.

Dicas: Procure fazer refeições mais leves e de consistência branda

Faça pequenas e freqüentes refeições – Não fique longos períodos sem comer – Evite os alimentos gordurosos e frituras – Coma uma torrada ou biscoito salgado antes de se levantar da cama – logo ao acordar  – Não beba líquidos durante as refeições – Evite alimentos condimentados e muito doces – Faça as refeições em local ventilado.

Anemia

No decorrer da gravidez de gêmeos, há uma alta incidência de vários tipos e graus de anemia, o que pode agravar a sua saúde e a de seu bebê.

Dicas: Procure selecionar os alimentos ricos em proteína, ferro, ácido fólico, vitamina B12 e vitamina C – Beba suco de laranja ou limão, com couve crua e coma fígado bem cozido, pelo menos, duas vezes por semana.

Ganho excessivo ou perda de peso

Mulheres que apresentem ganho excessivo ou perda de peso devem procurar um nutricionista para acompanhamento dietético apropriado.

Flatulência (gases)

Dica: Tomar chá de erva doce ou de louro

Azia

Dica: Evitar álcool, café, chá preto e refrigerante

Curiosidade

Os Gêmeos – Mitologia

Os Gêmeos representam os dois irmãos, Castor e Polideuces (em Latim, Polux). A mãe era a Rainha Leda de Esparta, seduzida por Zeus sob a forma de um cisne. Nessa mesma noite ela dormiu com o seu marido, o Rei Tyndareus. Como resultado, Leda poria dois ovos: de um nasceram Castor e Clitmenestra, filhos mortais do Rei Tyndareus; do outro nasceram Polideuces e Helena (que viria a ser Helena de Tróia), filhos imortais de Zeus.

Castor e Polideuces eram gêmeos idênticos, apesar dos pais diferentes. Eram inseparáveis e muito devotados um ao outro. Ambos os gêmeos eram excelentes na caça e nas artes de guerra. Polideuces era um campião de boxe e Castor um famoso cavaleiro e exímio nas artes de esgrima, tendo ensinado a Hércules o uso da espada.

imagens gemeos

Os Gêmeos viajariam com Jasão e os Argonautas na busca do Velo de Ouro, e tiveram muitas aventuras juntos. Para poderem entrar no Reino de Amycus, um homem bruto, os Argonautas foram desafiados a um combate de boxe. Ninguém podia declinar o combate, mesmo sabendo que seriam derrotados e mortos. Polideuces ofereceu-se para o combate, e com um só golpe derrubou o templo esmagando o Rei Amycus.

Na sua aventura final na Arcadia com dois primos Argonautas, Idas e Lynceus, Castor e Polideuces foram enganados numa partilha de gado. Partindo atrás dos primos, os gêmeos esperaram-nos na beira duma estrada. Mas Lynceus descobre-os primeiro e atravessa Castor com uma espada. Polideuces mata Lynceus, mas cai com uma pedrada de Idas. Quando acorda, vê Idas caído no chão: havia sido fulminado pelo pai, Zeus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *