Ginecologista

Ginecologista

Você sabe com que frequência tem que ir ao Ginecologista ?

A mãe deve levar a jovem adolescente ou pré-adolescente ao consultório ginecológico logo após o surgimento da pubarca e telarca. As fases iniciais para a formação da jovem futura mulher geralmente são:
1) Pubarca: surgimento dos pêlos pubianos (monte de Vênus ou em torno da vulva);
2) Telarca: surgimento dos botões mamários. É comum que um lado se desenvolve antes do outro até, gradativamente, formar as mama.
3) Menarca: é a primeira menstruação. As próximas menstruações poderão ser mensais, mas é comum demorar meses para a segunda. O início não costuma ser regular.

ginecologista

Começa com uma fase e, durante o desenvolvimento da primeira, inicia-se a segunda. Depois de algum tempo, começa a terceira, até o completo desenvolvimento da nova jovem, agora com corpo de mulher adulta.

Como tudo isto, atualmente, tem se iniciado entre 9 e 12 anos, há uma grande transformação da jovem, que sai de uma fase de corpo de criança para uma de corpo de mulher adulta, sendo tudo isto precedido pelo grande aumento do apetite e crescimento.

Por tudo isto, é recomendado que a mãe ou responsável leve ao ginecologista para avaliar se o desenvolvimento está normal ou não. Orientar a jovem e seu (sua) responsável que a está acompanhando do que deverá acontecer no futuro.

Após a primeira consulta, recomendo para a mulher virgem consultas anuais, caso não apresenta nenhuma alteração do ciclo menstrual, corrimento ou dor.

No caso da mulher com vida sexual ativa, recomendo que procure um ginecologista sempre que observar um corrimento, com ou sem coceira, ou outros sintomas de uma possível doença ginecológica, por exemplo: dispareunia (dor durante ou logo após a relação), que pode ocorrer na vagina ou no abdômen, na parte inferior, também chamado de baixo ventre. Caso não sinta nada, recomendo consultas semestrais.

Curiosidades ginecológicas

ciclo menstrual

Qual o tempo do ciclo menstrual?

É o período que vai do primeiro dia da menstruação até um dia anterior a outra menstruação. O ciclo menstrual normal varia de 28 a 32 dias, o que corresponde a cerca de dois a três dias antes ou depois da data da última menstruação. Exemplo: se a DUM (data da última menstruação) for 15 de abril, a próxima pode variar de 12 a 18 de maio. Os ciclos variam muito na própria mulher, geralmente apresentando pequenas oscilações.

Como saber se meu fluxo menstrual é normal?

O fluxo menstrual varia muito de mulher para mulher: pode variar de 3 a 4 dias, na maioria, podendo chegar a uma semana, sem que haja qualquer patologia (doença). Uma mulher pode sofrer alterações no fluxo por conta de diversos fatores, principalmente estresse e grandes sustos.

Como acontece a gravidez?

Toda gravidez se inicia nas trompas. O óvulo que é eliminado pelo ovário, é pego pela trompa através das fimbrias, suas extremidades que parecem com vários tentáculos. O óvulo vai se unir com o espermatozóde que lá se encontra ou vai aguardá-lo de 24 a 48 horas, em média. Quando eles se encontram inicia-se a gravidez. Neste caso, o ovo vai se modificando e se deslocando até o útero, para se fixar e dar continuidade a gravidez até os nove meses.

mamografia

Quando fazer a mamografia?

A mamografia é um exame muito importante para a mulher. Ele deverá ser feita pela 1ª vez a partir dos 40 anos, caso não tenha história de câncer de mama na família. Se houver casos, é preciso procurar um ginecologista ou mastologista (médico que trata de mamas) para melhor esclarecimento.

O auto-exame é muito importante, mas muito pouco utilizado pelas mulheres, normalmente por falta de conhecimento. A própria mulher pode examinar suas mamas através da inspeção (visualização através de um espelho) e palpação. Ele deve ser realizado, de preferência, alguns dias após o término da menstruação. Peça para seu ginecologista ensiná-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *