Enjoos na Gravidez

Enjoos na Gravidez

Ninguém sabe ao certo o que causa os enjoos na gravidez ser tão frequentes durantes os primeiros meses de gravidez. Sabe-se, contudo, que as altas doses dos hormônios beta hCG e estrogênio podem ser apontados como um dos culpados por esse mal estar que atinge a maioria das futuras mamães em algum ponto da gravidez.

Enjoos na Gravidez

Quando Começam os enjoos na gravidez

Como a sensibilidade a esses hormônios varia de mulher para mulher, algumas gestantes quase não têm nenhum mal estar enquanto outras passam grande parte dos primeiros três meses de gestação vomitando. Esse incômodo normalmente desaparece após o primeiro trimestre mas para algumas sortudas ele vai embora antes enquanto outras poucas mulheres sofrem com ele durante toda a gestação. Embora não seja uma teoria comprovada, acredita-se que os enjoos da gravidez tenham como propósito impedir que a futura mamãe ingira alimentos que podem ser prejudiciais ao feto como peixe e ovos que apresentam uma possibilidade de contaminação mais elevada.

Não há como se prevenir contra os enjoos da gravidez mas alguns estudos já demonstraram que mulheres que tomaram suplementos vitamínicos e tiveram uma dieta balanceada antes da concepção tendem a sofrer menos com esse problema.

Não se preocupe se os enjoos a impedirem temporariamente de seguir uma dieta saudável e balanceada já que o problema normalmente é mais severo no primeiro trimestre quando as necessidades calóricas do feto ainda são  pequenas. Durante esse período procure manter no seu cardápio os alimentos com menos chances de provocar náuseas.

Veja aqui -03Tudo sobre Calculadora na Gravidez.

Mesmo que esses alimentos não sejam os ideais, eles estarão contribuindo com valiosas calorias e você terá bastante tempo para voltar a praticar uma alimentação mais saudável uma vez que os enjoos passarem. Os enjoos da gravidez normalmente não representam nenhum risco para o feto. Contudo, se os vômitos forem muito frequentes e você sentir que não está conseguindo manter nada no estômago, procure seu médico pois uma pequena parcela das gestantes sofre de de náuseas tão severas que as levam a um estado de desidratação e desnutrição. Nesses raros casos o bebê pode ser afetado por isso o tratamento médico imediato pode ser necessário.

Como Aliviar enjoos na gravidez

Veja abaixo algumas dicas para amenizar o desconforto causado pelos enjoos:

– Coma pequenas refeições ao invés das três grandes refeições habituais ;
– Coma alguns biscoitos (tipo água e sal) ou um pouco de mel antes de se levantar pela manhã ;
– Ingira sólidos e líquidos separadamente, dando um intervalo entre os dois;
– Se são os líquidos que causam mais náuseas, experimente mastigar cubos de gelo ou cubos de suco de fruta congelado ;
– Evite cheiros fortes ou ambientes com barulho excessivo já que esses fatores podem desencadear náudeas ;
– Algumas gestantes juram que amendoins, gengibre e pepino ajudam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *