Cianose

Cianose

O que é Cianose

Uma área de preocupação para muitos pais quando o bebê está azulado a região das mãos, pés ou lábios. Veja mais sobre Cianose.

Cianose

A cianose aparece como pele azul ou roxo ou membranas com mucosas do bebê , isto acontece por que os tecidos vizinhos são privados de oxigênio. A Coloração azulada da pele é devido à excessiva concentração de desoxihemoglobina no sangue.

Nosso sangue é vermelho, quando tem oxigênio é vermelho brilhante. Quanto menos a quantidade de oxigênio no sangue ele vai se tornando mais escuro e os vasos sanguíneos torna-se com a cor azul-púrpura.

Tipos de Cianose

– Cianose central ou acrocianose na área ao redor dos lábios, língua. Nos dedos das mãos ou dos pés.
–  Cianose periférica que apenas membros afetados.
– Cianose transitória pode ocorrer no recém-nascido nos primeiros minutos ou horas de vida.

A cianose central transitório , pode ser fisiológico (a não ser indicativo de doença), nos primeiros 20 minutos de vida . Isto acontece pela presença de hemoglobina fetal. Após este tempo, se o bebê continua a ter cianose deve ser atendido com urgência, pois pode ser um sinal de doenças pulmonares ou problemas cardíacos.

A cianose periférica transitória , também chamado de acrocianose é um tipo de cianose comuns em crianças e pode durar por vários dias após o nascimento. Mãos e pés têm uma cor azulada, especialmente se o ambiente é frio. Neste caso há um sinal de doença. Este fenômeno é devido à constrição dos vasos sanguíneos em resposta ao frio.

Cianose bebe

Causas da Cianose

Cianose pode indicar que os pulmões estão enviando oxigênio para o sangue de forma adequada, ou o sangue oxigenado não é o suficiente para o corpo. Entre as causas decianose são:
– Problemas respiratórios ou pulmonares.
– Defeitos do coração permitindo que o oxigênio no sangue diminua a partir do lado direito do coração para misturar com o oxigênio do sangue a partir do lado esquerdo do coração bombeado para o corpo com baixa em oxigênio.
– Problemas nos vasos sanguíneos entre o coração e os pulmões, obstrução dos vasos sanguíneos.
– Distúrbios de hemoglobina, transporta oxigênio não sangrar corretamente.
– A acumulação de líquido nos pulmões, edema pulmonar causado por insuficiência cardíaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *