Carboidratos

Carboidratos: Fonte de Energia

Para muitas de nós, mães acostumadas a viver vigiando o peso e prestando atenção na dieta, os carboidratos podem soar como verdadeiros vilões. Mas a verdade é que o ser humano – e em especial a criança – não pode viver sem esse nutriente já que os carboidratos são a fonte primária da energia utilizada pelo organismo. Isso mesmo, assim como todos os seres vivos, nós precisamos de energia para realizar as tarefas do dia-a-dia.

carboidratos

Tanto aquelas tarefas que realizamos conscientemente como ler, andar ou pedalar uma bicicleta como as que nosso corpo realiza sem a nossa interferência como os batimentos cardíacos e a respiração. Todas essas tarefas só são possíveis se nosso organismo tiver energia para gastar. Por isso, a dieta da criança deve sempre conter carboidratos, preferencialmente aqueles chamados complexos, como os presentes nas batatas, massas e pães. Além disso, outra ótima fonte de carboidratos são as frutas e os sucos pois além desse nutriente eles fornecem vitaminas, minerais e fibras alimentares.

Se o organismo da criança não tiver acesso a esses alimentos, terá que conseguir energia por outros meios. É aí que começa a queima das gordurinhas armazenadas. A princípio não há mal algum nisso, afinal, as gordurinhas estão ali para isso mesmo mas, com o passar do tempo, se o organismo da criança for sistematicamente privado de carboidratos em quantidades suficientes, o desenvolvimento da criança pode ficar prejudicado, como um motor que fica sem combustível.
Por isso, nunca deixe de incluir massas, tubérculos e açúcares (de preferência proveniente das frutas) no cardápio dos pequenos.

Só não vale exagerar na mão e encher a criança de biscoitinhos, docinhos e balas. Esses alimentos contém principalmente carboidratos simples que, embora também forneçam energia, são bastante prejudiciais à criança. Isso porque eles dispensam o processo digestivo, sendo absorvidos rapidamente pelo organismo e contribuindo em muito para o acúmulo de gordura.
Como se vê, embora indispensáveis, os carboidratos devem ser utilizados de maneira consciente pois, se oferecidos à criança em exagero, podem levar à obesidade infantil, que é um quadro bastante sério e que pode acarretar outros problemas como a diabete e a hipertensão na fase adulta.

Descubra tudo sobre Epidural – Clicando Aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *